Visão

ImagemA Associação de Jovens da Ilha do Faial tem como missão estimular a participação ativa, de forma direta ou indireta, dos jovens na sociedade, promovendo medidas que visem o aumento da consciencialização social e a sustentabilidade juvenil, colaborando com entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais, visando o desenvolvimento da cidadania e participação juvenil e promovendo atividades que vão ao encontro de áreas de interesse para os jovens da ilha, nomeadamente ações (inter)culturais, educativas, sociais, desportivas, recreativas, ambientais e outras ações que se julguem oportunas para atingir os objetivos da Associação.

Entende-se como consciencialização social a preocupação pelo bem comum em sociedade, a atenção às necessidades de mudança e vontade de participar nas mesmas. É necessários transmitir e trabalhar esta necessidade junto dos jovens e mostrar-lhe que podem trazer contributos muito positivos para uma melhoria da vida em sociedade. Sustentabilidade juvenil compreende-se como a necessidade de se desenvolver um projeto viável e capaz de perdurar de forma saudável ao longo do tempo; a capacidade de se proporcionar atividades sem colocar em causa a estabilidade financeira da associação e a execução dos projetos.

Considerando que este é um projeto novo e que, de um modo geral, há resistência à novidade, cabe-nos mostrar que este é um projeto credível e dinâmico, capaz de proporcionar diferentes experiências e atividades aos jovens residentes na ilha do Faial. Há a necessidade de incutir e espalhar a nossa missão por todos, esclarecendo e incentivando até os mais resistentes. É crucial fidelizar as pessoas aos objetivos da associação, provando que este é um projeto de todos para todos. As pessoas necessitam sentir-se como parte integrante do projeto, planificando e executando as atividades e ações propostas. A dinamização e a criatividade devem ser constantes, devem estar presentes em todas as ações desenvolvidas pela associação, pois só assim se consegue cativar a atenção e o interesse de todos.

Dar vida a uma associação juvenil é dar voz e motivação ao futuro da nossa ilha, da nossa região. É criar oportunidades, é trazer novidades, é disponibilizar infraestruturas, é um misto de vontades que todos nós temos e que juntos vamos conseguir atingir.
A participação de todos pode acontecer de diversas formas. A tua colaboração será sempre bem vinda.

Não te acomodes, afinal este projeto é de ti para ti.

AJIFA-te!