Notícias

AJIFA assinala Dia da Biblioteca Escolar

Hoje, 23 de outubro, assinala-se o Dia da Biblioteca Escolar. Como forma de celebrar a data, a AJIFA – Associação de Jovens da Ilha do Faial entregou exemplares do livro “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” a uma turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica e Integrada António José de Ávila. A associação deixou ainda vários exemplares do livro para serem distribuídos pelas escolas da ilha. Ainda como forma de assinalar esta efeméride, a AJIFA entregou livros para a Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial e à Biblioteca de Bordo da Atlânticoline.

O Dia da Biblioteca Escolar assinala-se anualmente na quarta segunda-feira do mês de outubro, com o objetivo de destacar a importância das bibliotecas escolares na educação das crianças e jovens, bem como incentivar o gosto pela leitura.

Alunas da ESMA no projeto “School at Sea” levam a AJIFA na bagagem

As jovens faialenses Mariana Rosa, de 15 anos, e Miriam Pinto, de 17, embarcam, a 21 de outubro, em Amesterdão, no veleiro “Thalassa”, para integrar, no presente ano lectivo, o projecto “School at Sea”.
Trata-se de um projecto educativo holandês, que reúne alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades entre os 14 e os 17 anos. No âmbito do projeto, durante 6 meses, 35 jovens vão viver experiências únicas a velejar pelo mundo, preparando-se para serem melhores velejadores e, em última instância, melhores cidadãos.
Como forma de felicitar as duas alunas do ensino secundário da Escola Manuel de Arriaga, e de lhes desejar boa sorte nesta nova etapa, a AJIFA entregou-lhes um kit de merchandising da associação.
A AJIFA congratula-se com a coragem demonstrada por estas duas jovens faialenses, realçando o esforço que encetaram na conquista deste objetivo, já que tiveram de angariar as verbas necessárias ao pagamento das propinas para participar no projeto. São, sem dúvida, um exemplo a seguir e um motivo de orgulho para toda a comunidade faialense.

AJIFA PROMOVE FESTIVAL DE ARTES NO FAIAL

Capot’Arte arrancou hoje, com uma exposição de pintura, e prolonga-se até dezembro, com várias atividades em várias vertentes artísticas.

A AJIFA – Associação de Jovens da Ilha do Faial vai promover, entre setembro e dezembro de 2017, um Festival de Artes, com o objetivo de dar destaque às mais diversas formas de arte, desde a pintura à dança, passando pela música, entre outras, destacando sempre os jovens artistas faialenses, de forma a valorizar e incentivar os artistas locais e a população em geral. O Festival Capot’Arte, que ganha o seu nome da junção da palavra “capote” (peça de vestuário típica da nossa Região) com a palavra “arte”, arrancou hoje, com a inauguração da exposição de pintura “(Re)Interpretações da Arte Pisada”, da autoria do pintor faialense Hélio Silveira. A exposição estará patente ao público entre os dias 19 e 29 de setembro, no Banco de Artistas, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

Ainda no mês de setembro, mais concretamente no dia 30, o Capot’Arte fará uma incursão pelas artes performativas, mais concretamente pelo ballet, com a apresentação da coreografia “Os Capotes", do grupo Corpo em Movimento, no Aeroporto da Horta.

As restantes atividades a realizar no âmbito do Capot’Arte irão ser gradualmente anunciadas pela AJIFA.

Segunda edição do C(H)ORTA

Festival de Curtas do Faial em dezembro no Teatro Faialense A AJIFA 

Associação de Jovens da Ilha do Faial vai promover, entre 27 e 29 de dezembro próximo, a segunda edição do C(H)ORTA – Festival de Curtas do Faial.

As inscrições já estão disponíveis no site oficial do festival, em www.chorta.ajifa.pt.

Serão admitidos filmes a cores ou a preto e branco, nos géneros ficção, animação e documentário, produzidos no ano 2015 ou posteriormente e cuja duração não ultrapasse 20 minutos.

As inscrições prolongam-se até ao dia 15 de novembro. O C(H)ORTA nasceu em 2016, sendo o seu objetivo principal recuperar um pouco do espírito cinéfilo que em tempos se viveu na cidade da Horta, ao mesmo tempo que proporcionar uma montra onde os jovens criadores amantes da Sétima Arte pudessem mostrar o seu trabalho, estimulando-os a continuar a desenvolver aquilo que os apaixona.

A primeira edição contou com 15 curtas a concurso, nos géneros animação, documentário e ficção, das quais Post Mortem, de Belmiro Ribeiro, foi o grande vencedor, arrecadando o prémio na categoria de ficção, assim como o prémio do público, tendo ainda sido selecionada pelo júri como o melhor filme do festival.

C(h)orta - Festival de Curtas Festival de Curtas do Faial

www.chorta.ajifa.pt 

Convocatória para Assembleia-Geral Extraordinária

Convocatória Assembleia-Geral Extraordinária Associação de Jovens da Ilha do Faial
Segunda-feira, 23 de agosto às 21:30
Edifício da Junta de Freguesia da Matriz,
Largo Duque D’Ávila e Bolama, Matriz, Horta

Caros Associados,

Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e o número 2 do artigo 18.º dos estatutos da AJIFA, convoco todos os sócios para se reunirem em Assembleia-Geral, que terá lugar na sede da Associação, sita Junta de Freguesia da Matriz, pelas 21:30 do dia 23 de agosto de 2017, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um – Fixação de quotas para 2017/2019

Ponto Dois – Outros Assuntos

Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará meia hora depois no mesmo local, com qualquer número de sócios, em conformidade com o artigo 17.º dos Estatutos.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
Hugo Goulart

AJIFA Isenta Novos Associados Até 18 Anos do Pagamento de Quotas

Até ao final de abril de 2018, os jovens com menos de 18 anos que pretendam inscrever-se na AJIFA – Associação de Jovens da Ilha do Faial estão isentos do pagamento das quotas. A medida foi anunciada pela associação no âmbito do Dia Internacional da Juventude, que se assinalou a 12 de agosto. Para além desta medida, que visa trazer os mais novos à vida ativa da associação, a AJIFA assinalou a efeméride com várias atividades no âmbito da Semana do Mar 2017, em parceria com o Município da Horta.

Assim, no Faial, o Dia Internacional da Juventude foi assinalado com um concurso de construções na areia, na praia de Porto Pim, e também com a terceira edição do AJIFA Wild Diving, um concurso de saltos para a água que premiou a originalidade e a agilidade dos mergulhadores mais corajosos, no Cais de Santa Cruz.

Criada em 2014, a AJIFA pretende, acima de tudo, estimular a participação ativa dos mais jovens na sociedade. Os interessados em associar-se a este projeto podem recorrer ao site oficial, em www.ajifa.pt.

 

sm

AJIFA celebrou 3.º aniversário com homenagem a jovens faialenses que se destacaram a nível nacional

A AJIFA – Associação de Jovens da Ilha do Faial assinalou no passado dia 16 de julho 3 anos de existência. Para celebrar a data, a associação quis instituir um prémio de mérito para homenagear os jovens da ilha que, pelo seu trabalho, talento e dedicação, se têm destacado fora de portas.

Na primeira edição dos Prémios AJIFA – Mérito Jovem Faialense, foram escolhidas figuras do desporto, nomeadamente na área do futebol e da vela. Assim foram homenageados os jogadores do Sporting Clube de Portugal Iuri Medeiros e João Pedro Silva e os velejadores do Clube Naval da Horta Rui Dowling e Rui Silveira.

Na ocasião, o presidente da Direção da AJIFA salientou o contributo destes jovens para a divulgação do Faial fora de portas, considerando que são pessoas como eles que constituem a razão de existir da associação.

Carlos Viveiros manifestou também orgulho no ainda curto percurso da instituição, destacando as atividades já realizadas até ao momento.

Marcaram presença no evento também o diretor regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, e a vereadora da Câmara Municipal da Horta, Ester Pereira, que aproveitaram para parabenizar a AJIFA pelo aniversário, reiterando a disponibilidade de ambas as instituições para continuar a colaborar com os jovens faialenses.

O aniversário da AJIFA ficou marcado por uma tarde cheia de atividades no Parque da Alagoa, para a qual contribuíram o ginásio Go Gym, com uma aula aberta de Jump, e os instrutores de zumba Márcio Freitas e Paula Gomes.

Destaque para a estreia do equipamento de Snookball da AJIFA, o primeiro a existir nos Açores.

Do programa deste aniversário constava também a inauguração de um mural, todavia não foi possível concretizar o mesmo atempadamente, uma vez que, lamentavelmente, as tintas que seriam utilizadas para a realização do mesmo foram roubadas.

Ainda assim, o projeto terá continuidade logo que seja oportuno.

Entre os projetos que a AJIFA conta desenvolver até ao final do ano, destaque para a colaboração com a autarquia faialense na dinamização de atividades durante a Semana do Mar, o Mês da Música, a realização de mais uma edição da Feira das Profissões, a estreia de um novo projeto na área da arte urbana, a realização de um projeto de cariz intergeracional e a segunda edição do C(H)ORTA, festival de curtas-metragens instituído pela associação em 2016, a decorrer no Teatro Faialense, e que terá continuidade em dezembro próximo.

20196337 10158966620065456 559042779 o

Reunião com o Director Regional da Juventude

A Direção da Associação de Jovens da Ilha do Faial reuniu no passado dia 23 de maio com o Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues.

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto dos órgãos sociais recém eleitos, bem como analisar e refletir sobre vários assuntos de interesse dos jovens faialenses.


ajifa
(Foto: DRJ)

Eleitos os novos Órgãos Sociais da AJIFA

Eleitos os novos Órgãos Sociais da Associação de Jovens da Ilha do Faial.

Decorreram na noite de ontem, 24 de abril, no Banco de Artistas, as eleições para os Órgãos Sociais da Associação de Jovens da Ilha do Faial. A sufrágio apresentou-se apenas uma lista, liderada por Carlos Viveiros, que vinha a assegurar desde o início do ano a gestão da AJIFA, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo esta sido eleita por unanimidade.

A proposta da lista vencedora consiste na captação de novos associados e na continuidade de algumas das atividades realizadas em anos anteriores, tentando inovar e acompanhar novas dinâmicas para cativar os mais jovens. Faz parte dos planos desta lista defender os interesses dos jovens faialenses e estar atentos às principais dificuldades destes.

Os novos Órgãos Sociais pretendem também atingir, através da promoção de atividades de cariz cultural, desportivo, recreativo, lúdico ou pedagógico, o convívio entre jovens, permitindo a criação de hábitos de vida saudável, afastando-os de comportamentos de risco.

De acordo com o presidente da Direção eleito, “a solução criada, não sendo a ideal, é a melhor, tendo em conta o momento que a AJIFA atravessa, sendo necessário haver renovação, cativando os mais jovens a se integrarem nos Órgãos Sociais desta Associação. Neste sentido foi necessário revitalizar a Associação preservando a experiência de dirigentes mais antigos e integrando a irreverência e a dinâmica de novos elementos para que este projeto não desapareça e que o testemunho seja passado no final do mandato”.

ÓRGÃOS SOCIAIS DA AJIFA PARA 2017/2019

Assembleia Geral
Presidente: Hugo Goulart
Vice-Presidente: Bruno Braia
Secretária: Helena Sequeira

Conselho Fiscal
Presidente: Rita Pereira
Vice-Presidente: Márcia Nunes
Relator: César Vieira

Direção
Presidente: Carlos Viveiros
Vice-Presidente: Pedro Mourinho
Vice-Presidente: Ana Pimentel
Secretária: Marla Pinheiro
Tesoureira: Tânia Rosa
Vogal: Ana Benfeitinho
Vogal: Ana Sousa
Vogal: Brigite Silveira
Vogal: Miguel Ferreira
Suplente: Luís Fontes
Suplente: Dora Goulart
Suplente: Cátia Freitas

Assembleia Geral Eleitoral decorrerá no Banco de Artistas

Caros Associados,
 
Devido a estar a decorrer entre as 20:30 e as 21:30 do dia 24 de Abril uma Assembleia de Freguesia, na sede da Junta de Freguesia da Matriz, venho por este meio informar que a Assembleia Geral Eleitoral decorrerá no Banco de Artistas à mesma hora. Assim sendo todos os associados da AJIFA estão convocados para exercer o seu direito de voto, pelas 21h, no Banco de Artistas, na Rua Conselheiro Medeiros, devendo para tal, ter as quotas em dia.
 
A Mesa da Assembleia Geral, pede desculpas por qualquer incomodo causado.

AJIFA vai a eleições com lista única

AJIFA vai a eleições com lista única.

Associação de Jovens da Ilha do Faial vai a eleições no próximo dia 24 de abril de 2017 com uma única lista candidata.

Terminado o prazo de entrega de listas para os Órgãos Sociais da AJIFA e decorrido o prazo de verificação da regularidade dos processos e elegibilidade de listas, a Mesa da Assembleia Geral da AJIFA comunicou que foi apresentada e admitida a eleição uma única lista, a Lista A.

Assim, na Assembleia Geral Eleitoral haverá uma lista a concorrer aos Órgãos Sociais da AJIFA.

Todos os associados da AJIFA estão convocados para exercer o seu direito de voto, na sede da associação, no Edifício da Junta de Freguesia da Matriz, no Largo Duque D'Ávila e Bolama, pelas 21h, devendo, para tal, ter as quotas em dia.

Os resultados provisórios serão fixados pelas 22h30.

Lista A AJIFA (PDF Abrir)

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral

Convocatória de Eleições para os Órgãos Sociais Associação de Jovens da Ilha do Faial
Quarta-feira, 11 de janeiro de 2017 21h
Edifício da Junta de Freguesia da Matriz,
Largo Duque D’Ávila e Bolama, Matriz, Horta
 
Caros Associados,

Nos termos do artigo 18.º dos Estatutos da AJIFA, venho por este meio convocar as eleições para os órgãos sociais da AJIFA, para dia 11 de janeiro.

Aos Interessados:
As candidaturas têm de ser apresentadas em lista completa ao Presidente da Assembleia Geral da AJIFA até às 17h30m do dia 04 de janeiro de 2017, e devem vir instruídas com os seguintes elementos:
- Listagem dos candidatos
- Declarações individuais de aceitação de candidatura, assinadas pelo próprio
- Indicação do representante à Mesa da Assembleia Geral, acompanhada da respetiva declaração de aceitação
- Termos de subscrição, subscritos por um mínimo de 10% dos associados efetivos da AJIFA
- Programa eleitoral

NOTA: Os formulários do ato eleitoral estarão disponíveis em www.ajifa.pt, ou podem ser solicitados via correio eletrônico em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EM CASO DE DÚVIDAS É FAVOR CONTATAR A MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA AJIFA


P’la Assembleia Geral

Carlos Viveiros
Rita Pereira
Mafalda Garcia

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral 13 de março de 2017

Convocatória de Eleições para os Órgãos Sociais Associação de Jovens da Ilha do Faial
 
Segunda-feira, 13 de março de 2017 21h
Edifício da Junta de Freguesia da Matriz,
Largo Duque D’Ávila e Bolama, Matriz, Horta
 
Caros Associados,

Nos termos do art.º 18º dos Estatutos da AJIFA, venho por este meio convocar as eleições para os órgãos sociais da AJIFA, para dia 13 de março.

Aos Interessados:
As candidaturas têm de ser apresentadas em lista completa ao Presidente da Assembleia Geral da AJIFA até às 17h30m do dia 06 de março de 2017, e devem vir instruídas com os seguintes elementos:

•Listagem dos candidatos
•Declarações individuais de aceitação de candidatura, assinadas pelo próprio
•Indicação do representante à Mesa da Assembleia Geral, acompanhada da respetiva declaração de aceitação
•Termos de subscrição, subscritos por um mínimo de 10% dos associados efetivos da AJIFA
•Programa eleitoral

NOTA: Os formulários do ato eleitoral estarão disponíveis em www.ajifa.pt, ou podem ser solicitados via correio eletrónico em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


EM CASO DE DÚVIDAS É FAVOR CONTATAR A MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA AJIFA


P’la Assembleia Geral

Carlos Viveiros
Rita Pereira
Mafalda Garcia

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral 24 de abril de 2017

Convocatória de Eleições para os Órgãos Sociais Associação de Jovens da Ilha do Faial
 
Segunda-feira, 24 de abril de 2017 21h
Edifício da Junta de Freguesia da Matriz,
Largo Duque D’Ávila e Bolama, Matriz, Horta
 
Caros Associados,

Nos termos do art.º 18.º dos Estatutos da AJIFA, venho por este meio convocar as eleições para os órgãos sociais da AJIFA, para dia 24 de abril.

Aos Interessados:
As candidaturas têm de ser apresentadas em lista completa ao Presidente da Assembleia Geral da AJIFA até às 17h30m do dia 17 de abril de 2017, e devem vir instruídas com os seguintes elementos:

•Listagem dos candidatos
•Declarações individuais de aceitação de candidatura, assinadas pelo próprio
•Indicação do representante à Mesa da Assembleia Geral, acompanhada da respetiva declaração de aceitação
•Termos de subscrição, subscritos por um mínimo de 10% dos associados efetivos da AJIFA
•Programa eleitoral

NOTA: Os formulários do ato eleitoral estarão disponíveis em www.ajifa.pt, ou podem ser solicitados via correio eletrónico em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


EM CASO DE DÚVIDAS É FAVOR CONTATAR A MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA AJIFA


P’la Assembleia Geral

Carlos Viveiros
Rita Pereira

Comissão de Gestão AJIFA

Caros associados,
Na sequência do pedido de demissão do Presidente da Direção a 15 de Agosto de 2016 e do pedido de demissão da restante Direção a 19 de Agosto de 2016, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para 29/08/2016, com o intuito de encontrar soluções para o futuro da nossa associação.

Não tendo sido apresentada nenhuma lista, nem se antevendo a possibilidade de tal acontecer, entenderam os associados presentes na reunião nomear uma Comissão de Gestão. No âmbito dessa decisão, voluntariaram-se os associados Ana Pimentel, Ana Veloso, Brigite Silveira, Márcia Nunes, Marla Pinheiro, Tânia Rosa e César Vieira para assumir a referida comissão, encarregando-se da gestão da associação até estarem reunidas condições para a realização de eleições ou até ao final de 2016.

A constituição da Comissão de Gestão foi aprovada por unanimidade.

Convocatória para Assembleia-Geral Extraordinária

Convocatória
Assembleia-Geral Extraordinária
Associação de Jovens da Ilha do Faial
Segunda-feira, 29 de agosto às 20:30
Edifício da Junta de Freguesia da Matriz, Largo Duque D’Ávila e Bolama, Matriz, Horta

Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e o número 2 do artigo 18.º dos estatutos da AJIFA, convoco todos os sócios para se reunirem em Assembleia-Geral, que terá lugar na sede da Associação, sita Junta de Freguesia da Matriz, pelas 20:30 do dia 29 de Agosto de 2016, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um – Apresentação de contas;

Ponto Dois – Eleiçoes antecipadas para os orgãos sociais da AJIFA;

Ponto Três – Outros assuntos.

Nota: A entrega das listas para os órgãos sociais da AJIFA deverá ser efetuada logo após a discussão do Ponto Um.

Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará meia hora depois no mesmo local, com qualquer número de sócios, em conformidade com o artigo 17.º dos Estatutos.

O Presidente da Assembleia-Geral da AJIFA
Carlos Viveiros

Pronto para mais um Lançamento de Lanternas Voadoras?

LLV Senhas finalÉ já no próximo domingo, dia 14 de agosto, que a Associação de Jovens da Ilha do Faial e a Câmara Municipal da Horta proporcionarão a toda a população a possibilidade de participarem no Encerramento da 41.ª Semana do Mar, com o lançamento de Lanternas Voadoras, na Baía da Horta.

AJIFA celebra o II Aniversário

II Aniversário 1aFundada a 16 de julho de 2014, a AJIFA celebrou, no passado sábado, o seu segundo aniversário, com a realização de um convívio entre associados, no Castelo Branco Sport Clube.

Anima o teu Verão

concelho ativo e solidário 2016 Workshops pontais 01De 20 de junho a 22 de julho, o teu verão ganha outra dimensão com as animações promovidas pela Câmara Municipal da Horta. Com workshop's em tecnologias de informação e comunicação, em pesca, em artes plásticas ou em dança, as oportunidades não vão faltar.

Empreendedorismo Social com nova definição

Bootcamp 3Realizou-se a 15, 16 e 17 de junho de 2016, na Escola Profissional da Horta, o Bootcamp sobre Empreendedorismo Social, numa formação do IES - Social Business School, com organização da Direção Regional da Juventude e com a parceria da Associação de Jovens da Ilha do Faial.